quinta-feira, 25 de junho de 2015

Consumo responsável e a formação de nossas crianças



Você já pensou o quanto é importante abordar questões de consumo responsável com as crianças? Já parou para refletir que compreender o valor do dinheiro e a real necessidade de ter coisas impacta diretamente na relação que a criança de hoje (e que amanhã será adulto) vai estabelecer com o dinheiro e como construirá sua independência financeira?


Hoje nossa sociedade quer ter e oferecer aos filhos todos os bens materiais, mas falar em educação para o consumo com crianças pode parecer um ato tanto abstrato. Afinal, como abordar o tema de maneira palpável para os pequenos? A melhor maneira é partir de atitudes mediante situações reais.


Sou mãe de dois filhos e avó de dois netos e com eles sempre busquei aplicar meu discurso na vida real. Quantas boas atitudes suas valem R$ 1? Quantos brinquedos antigos valem pela troca de um novo item?
Meus filhos nunca tiveram tudo que queriam na hora em que queriam, ou porque era caro demais ou porque não era o momento oportuno. Se a questão fosse dinheiro, comparava com outro item, dizia que era muito caro e que podiam escolher outra coisa. Assim, aprendiam a negociar e lidar com frustrações, fatores que considero importante para uma vida adulta equilibrada.


Realmente não é fácil educar as crianças para um consumo. Além de questões de ética e moral que envolviam os princípios que passei aos meus filhos, hoje é preciso pensar em questões ambientais e de responsabilidade social.


Obtive os melhores resultados ao adotar olhar crítico para as minhas próprias atitudes e hábitos de consumo, pois somos os maiores exemplos para nossos filhos. Se eu estiver agindo de modo ansioso e consumista, estarei passando para eles esses valores, reafirmando essas atitudes. Quando entrei em ciclos consumistas (porque ninguém é perfeito e mãe também erra), sofri as consequências da vida adulta.


A responsabilidade de educar para o consumo consciente não deve ser só da família, mas sim compartilhada com a escola, os meios de comunicação e todos os envolvidos na cadeia de consumo. O grande vilão do incentivo ao consumo não é a publicidade infantil, simplesmente porque existem todos os fatores acima mencionados, além de termos que considerar que as crianças são parte ativa e integrante de nossa sociedade. Elas têm acesso aos meios de comunicação, estão conectadas à internet, trocam experiências com amigos e professores, viajam e têm pensamento crítico. São seres humanos capazes de pensar, refletir, adquirir pensamento crítico e fazer escolhas, mesmo que crianças.


Protegê-las do consumo exagerado e de práticas de mercado abusivas significa fortalecer, empoderar, educar. Garante que possam pensar de forma crítica e independente conforme a fase de seu desenvolvimento. Isso sim é permitir que usufruam de suas infâncias da maneira mais saudável e segura possível. Só assim seguirão da infância à vida adulta de modo consciente e responsável criando um círculo virtuoso de consumo e respeito para toda a sociedade.


Autora: Marici Ferreira é Presidente da Abral (Associação Brasileira de Licenciamentos), mãe, avó e uma consumidora responsável e consciente.

#MAMÃEAPPLICADA

Baixe o app, disponível para Android e IOS, que permite registrar todos os momentos da vida do seu filho.
http: www.criancasaudavelefeliz.com.br/mamae-applicada


Dica de Organização: Lugar para as bonecas

Gente!

Olha que legal! Uma dica simples para organizar todas as bonecas (e bonecos tb!!). As prateleiras de acrílico para revistas podem ser o local ideal para elas!


Adorei!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Livro de poesia para crianças valoriza ciência e conhecimento


Estudantes do Instituto de Artes da Unesp lançam a obra em São Paulo, SP


Luciana Maria Tico-Tico e Rosana Ferreira são estudantes dos cursos de Licenciatura em Arte-Teatro e Artes Visuais, respectivamente, no Instituto de Artes da Unesp (IA Unesp), em São Paulo. O livro A incrível aventura de Mariana para desvendar o funcionamento dos objetos e outros poemas é o segundo projeto realizado pelas duas estudantes, porém o primeiro a ser publicado, pela Giostri Editora. A obra foi lançada no dia 20 de junho, em uma livraria da editora Giostri no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, em São Paulo.

A incrível aventura de Mariana para desvendar o funcionamento dos objetos e outros poemas (21cm x 21cm - 24 páginas) é uma coletânea de cinco poemas narrativos. O poema que dá nome ao livro conta a história de uma menina curiosa que deseja entender como funcionam os objetos ao seu redor. Durante a narração da história este poema se revela uma crítica ao consumismo e um instrumento de valorização à ciência e ao conhecimento. O livro recebeu menção honrosa na 1ª Olimpíada PROPe 2014 (Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp).

No dia do lançamento houve um espetáculo de contação de histórias inspirado nos poemas do livro. A apresentação foi realizada pelo Grupo Dois Pontos de Cantadores de Histórias, formado por Luciana Maria Tico-Tico e pela atriz e narradora de histórias Débora Santos, que também é estudante de teatro do IA Unesp.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Domingos de teatro do Santana Parque Shopping traz apresentação infantil


"Histórias para cantar, músicas para brincar" envolve o público em brincadeiras


No dia 28 de junho, a apresentação do Domingos de Teatro do Santana Parque Shopping reúne histórias e diversão: as crianças, público da atração, são convidadas a cantar, dançar e imaginar enquanto ouvem histórias cantadas e jogam brincadeiras musicais.
O evento acontece no quarto piso, às 11h, e é gratuito.

Serviço
Domingos de Teatro no Santana Parque Shopping
Histórias para cantar, músicas para brincar
Data: 28 de junho
Horário: 11h
Duração: 50 minutos
Censura: Livre
Local: 4º Piso – UCI
Lotação: 320 lugares

Santana Parque Shopping
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana – SP
Mais informações pelo telefone: (11) 2238-3002
www.santanaparqueshopping.com.br

EVENTO GRATUITO

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Aprenda a identificar sintomas de apneia do sono em crianças

Segundo pneumologista do HCor, a doença pode afetar o comportamento, o desempenho escolar e o desenvolvimento da criança



Além de ser um problema comum entre adultos, a apneia obstrutiva do sono também pode afetar as crianças. Caracterizada pela obstrução da garganta durante o sono, o problema frequentemente não é reconhecido durante a infância. Por isso, é fundamental que os pais procurem conhecer os sintomas da doença para poder identificá-la, o quanto antes, entre os filhos. “Ao prejudicar a qualidade do sono, a apneia do sono pode afetar o aprendizado e o desenvolvimento da criança durante o dia. Caso haja suspeita, é importante procurar ajuda. Tratar a doença faz com que a criança obtenha melhoras significativas na qualidade do seu sono, do seu aprendizado e da sua sociabilidade”, ressalta o pneumologista do Centro de Medicina do Sono do Hospital do Coração (HCor), Dr. Pedro Genta. 

Sintomas – Além do ronco, os principais sintomas da apneia do sono entre as crianças são: sono agitado, dificuldade para respirar, posições bizarras durante o sono, sudorese, urina na cama, hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade de aprendizado e baixo rendimento escolar. “A identificação destes sintomas pelos pais é fundamental para que o médico possa suspeitar e diagnosticar a apneia do sono”, acrescenta o Dr. Genta.

Causas – O aumento do tamanho (hipertrofia) das amígdalas e adenoides durante o crescimento é a principal causa de apneia do sono em crianças. Outras razões são: obesidade, malformações craniofaciais e doenças neuromusculares. “A apneia do sono se manifesta em crianças de ambos os sexos, em qualquer idade, inclusive em recém-nascidos”, revela o Dr. Genta. “Contudo, a maior incidência do problema na infância ainda é em crianças na pré-escola – faixa etária na qual a hipertrofia das amígdalas é mais comum”, explica o pneumologista do HCor.

Tratamento – Dependendo do caso, o tratamento da apneia do sono pode ser à base de medicamentos, como os corticoides nasais, ortodôntico ou cirúrgico. “A cirurgia das amígdalas e adenoide pode curar a apneia definitivamente”, afirma o Dr. Genta. “Nos pacientes com problemas nasais e respiração oral, o tratamento conjunto com o dentista e o fonoaudiólogo pode ser importante”, aconselha o pneumologista do HCor.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Pensamento do dia - 16/06/15




" Respira. Serás mãe por toda a vida.
Ensine as coisas importantes. As de verdade.
A pular poças de água, a observar os bichinhos, a dar beijos de borboleta e abraços bem fortes.
Não se esqueça desses abraços e não os negue nunca. Pode ser que daqui a alguns anos, os abraços que você sinta falta, sejam aqueles que você não deu.
Diga ao seu filho o quanto você o ama, sempre que pensar nisso.
Deixe ele imaginar. Imagine com ele.
As paredes podem ser pintadas de novo, as coisas quebram e são substituídas.
Os gritos da mãe doem pra sempre.
Você pode lavar os pratos mais tarde. Enquanto você limpa, ele cresce.
Ele não precisa de tantos brinquedos. Trabalhe menos e ame mais.
E, acima de tudo, respire. Serás mãe por toda a vida. Ele será criança só uma vez".
(Desconheço autoria)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Espetáculo 'Festa no Céu' anima criançada no Iguatemi Brasília


A apresentação será realizada no dia 21 de junho, às 15h, na Livraria Cultura, e divertirá o público


Vai haver uma grande festa no céu, com muita música, comida, dança e alegria para todos os convidados. Calma lá, porque só vai bicho que voa. O urubu e o sapo, amigos e compadres, estão bastante animados para o evento. Mas como o sapo chegará ao céu se não pode voar?

Para saber o que vai acontecer nessa divertida aventura, a Cia. Burlesca apresentará o espetáculo Festa no Céu no dia 21 de junho, às 15h, no Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Iguatemi Brasília. A apresentação tem entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no concierge do shopping, a partir das 12h, no dia do evento.

Serviço
Domingo é Dia de Teatro
Data: 21 de junho.
Horário: 15h.
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Iguatemi Brasília.
Classificação: livre.
Endereço: SHIN CA 4, Lote A – Lago Norte – Brasília/DF.
Importante: os ingressos devem ser retirados no dia do espetáculo, a partir das 12h, no Concierge do Iguatemi Brasília, localizado no piso térreo.
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do teatro.
Capacidade do teatro: 200 pessoas.


Sobre o Domingo é Dia de Teatro

Para animar o fim de semana dos brasilienses, o Iguatemi Brasília propõe uma programação especial para as crianças. O shopping realiza sessões teatrais todos os domingos, às 15h, no Teatro Eva Herz – Livraria Cultura. São, em média, 50 minutos de pura descontração.

As companhias de teatro convidadas trazem histórias dinâmicas, interativas e engraçadas. Além disso, utilizam diferentes recursos e elementos de encenação para contar as histórias. O teatro tem capacidade para receber até 200 convidados e a entrada é gratuita.

Estímulo demais, concentração de menos. Estamos enlouquecendo nossas crianças



* Texto publicado em http://www.paisqueeducam.com.br/2015/04/28/estimulo-demais-concentracao-de-menos-estamos-enlouquecendo-nossas-criancas/

Vivemos tempos frenéticos. A cada década que passa o modo de vida de dez anos atrás parece ficar mais distante: dez anos viraram trinta, e logo teremos a sensação de ter se passado cinquenta anos a cada cinco. E o mundo infantil foi atingido em cheio por essas mudanças: já não se educa (ou brinca, alimenta, veste, entretém, cuida, consola, protege, ampara e satisfaz) crianças como antigamente:
O iPad, por exemplo, já é companheiro imprescindível nas refeições de milhares de crianças;
Em muitas casas a(s) TV(s) fica(m) ligada(s) o tempo todo na programação infantil – naqueles canais cujo volume aumenta consideravelmente durante os comerciais – mesmo quando elas estão comendo com o iPad à mesa;
Muitas e muitas crianças têm atividades extra curriculares pelo menos três vezes por semana, algumas somam mais de 50 horas semanais de atividades, entre escola, cursos, esportes e reforços escolares.
Existe em quase todas as casas uma profusão de brinquedos, aparelhos, recursos e pessoas disponíveis o tempo todo para garantir que a criança “aprenda coisas” e não “morra de tédio”;
As pré escolas têm o mesmo método de ensino dos cursos pré vestibulares.

Tudo está sendo feito para que, no final, possamos ocupar, aproveitar, espremer, sugar, potencializar, otimizar e, finalmente, capitalizar todo o tempo disponível para impor às nossas crianças uma preparação praticamente militar, visando seu “sucesso”. O ar nas casas onde essa preocupação é latente chega a ser denso, tamanha a pressão que as crianças sofrem por desenvolver uma boa competitividade.

Porém, o excesso de estímulos sonoros, visuais, físicos e informativos impedem que a criança organize seus pensamentos e atitudes, de verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as próprias informações se misturam fazendo com que a criança mal saiba descrever o que acabou de ouvir, ver ou fazer.

Além disso, aptidões que devem ser estimuladas estão sendo deixadas de lado:
crianças não sabem conversar
não olham nos olhos de seus interlocutores
não conseguem focar em uma brincadeira ou atividade de cada vez (na verdade a maioria sequer sabe brincar sem a orientação de um adulto!)
não conseguem ler um livro, por menor que seja.
não aceitam regras
não sabem o que é autoridade.
pior e principalmente: não sabem esperar.

Todas essas qualidades são fundamentais na construção de um ser humano íntegro, independente e pleno, e devem ser aprendidas em casa, em suas rotinas.

Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar a mão na consciência, tirá-la um pouco da carteira, do telefone e do volante: estamos enlouquecendo nossas crianças, e as estamos impedindo de entender e saber lidar com seus tempos, seus desejos, suas qualidades e talentos. Estamos roubando o tempo precioso que nossos filhos tanto precisam para processar a quantidade enorme de informações e estímulos que nós e o mundo estamos lhes dando.

Calma, gente. Muita calma. Não corramos para cima da criança com um iPad na mão a cada vez que ela reclama ou achamos que ela está sofrendo de “tédio”. Não obriguemos a babá a ter um repertório mágico, que nem mesmo palhaços profissionais têm, para manter a criança entretida o tempo todo. O “tédio” nada mais é que a oportunidade de estarmos em contato conosco, de estimular o pensamento, a fantasia e a concentração.

Um lindo texto da cientista que virou mãe que postei na minha página recentemente fala disso com até mais propriedade que eu, embora ela creia que o mundo tá sofrendo de adultismo enquanto eu acredito fundamentalmente que sofremos de infantolatria. Mesmo discordante, sugiro a leitura, essa moça pensa a fundo antes de sair postando. E sugiro também que leiamos todos, pais ou não, “O Ócio Criativo” de Domenico di Masi, para que entendamos a importância do uso consciente do nosso tempo.

E já que resvalamos o assunto para a leitura: nossas crianças não leem mais. Muitos livros infantis estão disponíveis para tablets e iPads, cuja resposta é imediata ao menor estímulo e descaracteriza a principal função do livro: parar para ler, para fazer a mente respirar, aprender a juntar uma palavra com outra, paulatinamente formando frases e sentenças, e, finalmente, concluir um raciocínio ou uma estória.

Cerquem suas crianças de livros e leiam com elas, por amor. Deixem que se esparramem em almofadas e façam sua imaginação voar. O clima da casa também agradece,

Amor e gratidão
Fabiana Vajman

Ex atriz, ex brincadora, hoje vive de escrever, marmitar delícias na Pimentas do Reino Marmitaria e tietar o filho de 18 anos.

O lugar dos sonhos para as crianças a apenas 90 minutos de São Paulo


Mavsa Resort, na Rodovia Castelo Branco, tem ampla estrutura para os pequenos e é ótima opção para as férias de julho


Toda criança sonha com um lugar que reúna diversão, brincadeiras, piscina, aventura e muitas risadas. Já os pais, querem tudo isso para os seus filhos desde que alinhado à segurança e tranquilidade. Pois este lugar dos sonhos de crianças e adultos existe e está muito mais perto do que você imagina. Na cidade de Cesário Lange, a 90 minutos da capital paulista pela Rodovia Castelo Branco, o Mavsa Resort, Convention & Spa conta com estrutura perfeita para a diversão da criançada.


Um dos lugares que encanta os olhos dos mais novos não poderia ter outro nome: Cidade dos Sonhos. O espaço conta com salas de brinquedos eletrônicos, jogos de mesa, playground, minibrinquedos de parque de diversões, como carrossel e labamba, e tudo que uma cidade tão divertida como essa poderia oferecer. Toda a decoração do local é com os personagens da “Turma da Sabrina e os amigos da Natureza”, que ditam as brincadeiras no Mavsa.


Famosa no Resort, a animada turminha prepara atividades divididas por faixas etárias. Além de ter uma equipe de recreadores profissionais, o Mavsa conta com a ajuda destes personagens para não faltar opções de lazer a nenhum hóspede.
Para crianças de 3 a 6 anos, a personagem Miga, uma formiga que adora cantar e dançar, é a responsável pela programação, que envolve, por exemplo, conhecer os bichos do mini zoológico e da fazendinha, além de oferecer refeições diferenciadas para incentivar os pequenos a se alimentarem corretamente.


Quem tem entre 7 e 12 anos, conta com a companhia do macaco Kiko. A programação inclui atividades que incentivam a aventura, esportes e o senso de cooperação e amizade. Os grandes jogos – de quadra, campo e piscina, além do Adventure Mavsa (um circuito de aventura que engloba diversas atividades) – recheiam o dia desses aventureiros.
Já com os teens (a partir dos 13 anos), quem garante a diversão é o Zoom, um alegre avestruz que adora praticar esportes. Para essa galera, a equipe de lazer do Mavsa oferece uma programação diferenciada, que inclui grandes jogos noturnos e de terror, roda de bate papo, luau com fogueira e violão, baladinha e muito esporte e aventura.


Por falar em aventura, o Resort tem tirolesa, trilhas e arvorismo. Com total segurança e instrutores especializados, essas atividades fazem sucesso entre as crianças, adolescentes e até mesmo com os adultos.
Nos lagos do Mavsa, são realizados passeios de caiaque, pedalinho, stand up paddle e o divertido banana boat. O complexo aquático é um verdadeiro parque de diversões. Além de piscina infantil e climatizada, há um tobogã de 30 metros que dá ainda mais vontade de cair na água.


O Mavsa também conta com quadras poliesportivas, localizadas nas proximidades do lago. Há campo de futebol society, quadra de futebol e vôlei de areia. Além disso, para que as crianças possam ter contato com os animais e aprender desde cedo o respeito a eles, o Resort tem um mini zoológico, o YBYCAAZOAARA (que significa mini zoo em tupi-guarani), onde vivem macacos, jacarés, lhamas, avestruzes e aves, e uma Fazendinha, onde as crianças podem ter contato com galinha, coelho, pato, pônei, vaca e burro.
O Mavsa Resort funciona no sistema All Inclusive, que oferece oito refeições por dia, com bebidas alcoólicas e não alcoólicas já inclusas no preço da diária, sem surpresas na hora de pagar a conta. Para mais informações e reservasentre em contato pelo0800 770 8210 ou acesse: www.mavsaresort.com.br.

Pensamento do dia!


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Salto recebe o projeto cultural Piquenique Literário do "Ler é Uma Viagem"



Praça São José será transformada em um ambiente convidativo para arte e a leitura, com diversas atrações gratuitas para a população

No mês de junho, Salto receberá um projeto que promete envolver a população, ocupando as praças públicas com diversas atividades que visam estimular o hábito e o prazer pela leitura. Trata-se do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, projeto aprovado na Lei Rouanet que, com a assessoria da VR Projetos, recebeu patrocínio da empresa CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração para visitar o município e seus distritos. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e acontece no domingo, dia 21, das 15h às 18h.

O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros, as obras são penduradas nos galhos da vegetação local convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias e trabalhos de artesãs e artistas locais, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Convidamos a todos para que levem seus livros antigos, pois haverá um espaço reservado para a troca de livros durante os piqueniques”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.

Além disso, o evento, que no mês de agosto estará em Itu, conta com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Por isso, parte do projeto se dedica a realizar oficinas gratuitas de formação de mediadores de leitura, que poderão atuar nesses eventos do Ler”, comenta Élida. Essas oficinas foram realizadas nas manhãs sábados que antecederam o piquenique, na Biblioteca Municipal Paço dos Taperás.

Acessibilidade universal e consultoria ambiental
O “Piquenique Literário” proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde, que vai colaborar para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.

Evento inédito em São Paulo: Cozinha do Mickey com atividades Nhac! traz hábitos saudáveis para crianças no Shopping Jardim Sul


Evento infantil gratuito que acontecerá de 16/06 a 03/07 ensinará os benefícios de uma vida mais saudável e com muita diversão

O Shopping Jardim Sul recebe até o dia 03 de julho uma nova atração infantil gratuita inédita em São Paulo que, com a ajuda de Mickey e seus amigos, irá inspirar a alimentação saudável da criançada com muitas brincadeiras. A Cozinha do Mickey é uma iniciativa do projeto Nhac! (Novos Hábitos de Alimentação para Crianças). Com apoio da AMIL, a iniciativa tem como intuito, o incentivo de hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de esportes.

As atividades são indicadas para crianças com idade entre 4 e 12 anos e serão realizadas em uma cozinha ambientada com detalhes da “Toontown Disney”. A Cozinha do Mickey funcionará na Praça de Eventos do Shopping Jardim Sul, no piso térreo, de segunda a sexta das 13h às 21h, sábado das 10h às 22h e domingos e das 12h às 20h. As brincadeiras lúdicas também pretendem ajudar as crianças a levar esse conhecimento sobre vida saudável para dentro de suas casas.

No espaço, as crianças poderão registrar seu momento na cozinha vestidos de chefs com suas próprias câmeras ou celulares, além de interagir em diversas atividades como lâminas de pintura, jogos cartonados e da memória, todas com foco na boa alimentação. Haverá um armazém para as crianças separarem os alimentos e totem onde cada criança deverá montar o seu prato. Os participantes que montarem pratos saudáveis receberão um certificado de pequeno chef Disney.

A brincadeira inclui ainda a montagem de diversos quebra-cabeças, um game Disney com atividades de movimento, além de uma oficina de plantio de feijões, para as crianças acompanharem o crescimento e desenvolvimento do vegetal.

Serviço - Cozinha do Mickey com Atividades Nhac no Shopping Jardim Sul
Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 5819 – Morumbi - São Paulo – SP
Local: Praça de Eventos
Data: 16/06 a 03/07
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta – 13h às 21h
Sábados – 10h às 22h
Domingos – 12h as 20h
Classificação Etária: 4 a 10 anos (crianças de 3 podem participar acompanhadas dos pais)
Evento gratuito

Projeto Trovamores é atração da Feira do Livro no dia 18


"Caminhão palco" da trupe estacionará na Praça Carlos Gomes para duas apresentações gratuitas da comédia Caipirologia






A 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terá uma apresentação inédita no dia 18. A data marca a estreia do Projeto Trovamores no evento com a peça teatral Caipirologia, que aborda em tom de comédia a importância do reaproveitamento e reciclagem de resíduos.


Com o objetivo de conscientizar o público sobre assuntos ligados à sustentabilidade, a trupe estacionará seu “caminhão palco” na Praça Carlos Gomes para duas apresentações gratuitas: às 10h e às 16h.


A gestão do Projeto Trovamores é da produtora Origem Produções, com patrocínio da GasBrasiliano por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3623-8012 ou pelo e-mail contato@origemproducoes.com.br.


Serviço:
Projeto Trovamores apresenta Caipirologia
Classificação: Livre
Dias: 18 de junho
Horários: às 10h e às 16h
Local: Praça Carlos Gomes – Ribeirão Preto