quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Qual a imagem que você deseja passar?


Serviços de consultoria ensinam a como vestir-se de forma a alcançar objetivos pessoais e profissionais


Quem nunca sonhou em ser repaginada por Tim Gunn? Timothy M. "Tim" Gunn é um consultor de moda americano, mais conhecido pelo seu cargo de mentor de estilistas e grandes celebridades de Hollywood e tem o seu próprio programa de TV denominado Tim Gunn: Guru de Estilo (Discovery Home & Health), no qual ajuda mulheres a transformarem-se.

No Brasil, o Esquadrão da Moda comandado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, tem a mesma proposta. No ar desde 2009 no SBT, o Esquadrão da Moda é um reality show que ensina o telespectador a entender o que vestir e, principalmente, o que ele não deve usar. A exemplo do que acontece em suas outras versões fora do Brasil - originalmente da BBC, chamado “What not to Wear” -, no Esquadrão da Moda do SBT, mulheres consideradas sem estilo ou que simplesmente se vestem de forma inadequada são indicadas por amigos e familiares para participar do programa.

Mas e nós, pessoas normais? Como fazer se quisermos realmente nos vestir de forma adequada, com informação de moda na medida e com peças que valorizem nosso biotipo? Um caminho, com certeza, é pesquisar em blogs e sites de moda, mas outro muito mais completo e personalizado é contratar os serviços de uma consultoria de imagem.

A imagem assume na sociedade atual e nas empresas um fator decisivo para o sucesso pessoal e profissional. Saber construir e adaptar a sua imagem é uma ferramenta eficaz em todos os setores da vida. O consultor de imagem analisa seu cliente, e como sua imagem percebida pelos outros; analisa quem ele quer ser e desenvolve um projeto de construção de imagem. Pessoas que aprendem a trabalhar sua imagem, tornam-se mais cuidadosas, melhoram sua auto-estima e, consequentemente, tornam-se mais confiantes. “A função da consultora de imagem é orientar as pessoas a se vestirem de acordo com o perfil dela, ao biotipo, inclusive indicando quais as cores melhor combinam com a coloração da pele, etc. É adequar o estilo com o que fica melhor naquela pessoa”, ensina Daniela Razera, consultora de imagem, que atua em Bauru e São Paulo, cujo trabalho tem renovado o visual de vários clientes. 





Conheci a Daniela durante a São Paulo Fashion Week passada e, então, iniciamos uma parceria que promete! Acompanhem que vai ter muita novidade ainda por aqui. Com apenas 24 anos, Daniela já tem feito muito sucesso na área, além de trabalhar na criação da linha fashion da Provence Lingerie, empresa de Bauru-SP.

Formada em Negócios de Moda, pela Universidade Anhembi-Morumbi, Daniela agora está terminando seu MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (colega!) e faz constantes cursos de aperfeiçoamento como o de Personal Stylist com Titta Aguiar (Autora do livro “Personal Stylist – Guia para Consultores de Imagem” e colaboradora de diversas revistas e jornais de destaque) e de Análise de Cores por Ilana Berenholc Consultoria de Imagem. 





Segundo Daniela, o público que mais se interessa pelos serviços de consultoria de imagem é o feminino, principalmente aquelas mulheres que estão buscando ou acabaram de ser promovidas no trabalho. Mas a consultoria de imagem não se restringe a esses casos. “É possível trabalhar para adequar a imagem aos objetivos pessoais e profissionais do cliente”, conta.

O trabalho consiste em uma entrevista prévia para conhecer os objetivos do cliente, análise de perfil e de estilos (todos nós temos um predominante e influência de mais dois, como romântico com influência do elegante e esportivo, por exemplo). O biotipo e a cor do sub-tom da pele também são identificados. A partir daí inicia-se uma etapa de “Closet Clearing” para eliminar tudo o que não fica adequado para o cliente, segundo a nova proposta. “Claro que não é obrigatório – como nos programas de tv – que a pessoa se desfaça das roupas antigas, mas geralmente ela está aberta à mudança e aceita eliminar as roupas que não condigam com a imagem que ela está prestes a assumir”, explica Daniela.

Após essa etapa, o cliente pode optar pelo serviço de personal shopper, onde a consultora auxilia nas compras de novas roupas, com a indicação de confecções que ofereçam looks condizentes à imagem a ser alcançada. A fase final é a criação de um dossiê personalizado com cerca de 30 a 50 looks com as roupas novas e as antigas (que sobraram da limpeza inicial). Caso, o cliente não opte por comprar roupas novas, esse dossiê é feito com base no guarda-roupa existente. “Para fazer a coordenação dos looks, tiro fotos propondo várias combinações. Geralmente as pessoas acham que não têm nada no guarda-roupa porque têm medo de combinar, criar novas propostas sem medo de ousar, mas tudo dentro do estilo definido previamente. O trabalho de consultoria consiste em dar um novo olhar sobre o que já existe, sempre tendo em vista no que favorece o cliente”, comenta a consultora.

E, claro, eu não podia deixar de pedir umas diquinhas para Daniela e ela, gentilmente, receitou:

Biotipo triângulo invertido, ou seja, com o ombro mais largo e o quadril mais estreito – a ideia é equilibrar o visual, disfarçando a parte maior e dando volume à mais estreita. Assim, mulheres com esse biotipo podem usar saias evasê, rodadas e biquínis com lacinhos no quadril.

Muito quadril – usar formas mais retas, calças com modelagens retas, sem bolso, sem nada de volume.

Sobrepeso – usar estampas pequenas. Estampas grandes evidenciam o volume do corpo.

Pessoa baixinha – usar sapatos nude para dar a impressão de alongamento da perna, saias curtas.

Estampas – podem ser usadas por pessoas de qualquer idade. Para escolher a estampa mais adequada, devem-se levar em conta as cores, a padronagem e seu estilo.

Informações de moda – Não seja uma vítima, usando tudo quanto é tendência. Veja o que fica melhor e cria uma harmonia no visual.

Daniela Razera Consultoria de Imagem - www.danielarazera.blogspot.com.br

www.facebook.com/DanielaRazeraConsultoriaDeImagem

E-mail: danirazera@gmail.com

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