segunda-feira, 23 de junho de 2014

Livro mostra o que as crianças podem aprender com as árvores



Que as árvores são fundamentais para a vida no planeta é um fato inquestionável, e os fatores são inúmeros, contudo, tem mais: as árvores, com suas belezas e diferenças, também podem nos ensinar um pouco sobre nós mesmos. Mostrar para as crianças e adultos como isso pode ser feito é a proposta do livro A Lição das Árvores (Editora DSOP), de Roberto Parmeggiani, com ilustrações de Attilio Palumbo. A obra foi lançada inicialmente na Itália, onde conquistou grande sucesso e que recentemente recebeu o selo Melhores Livros da CRESCER.

Para Roberto Parmeggiani, o tema central da obra é o “amanhã”. “Trabalho com educação há muitos anos e, com o passar do tempo, me convenci de que um dos temas centrais é o ‘futuro’. Como o imaginamos? O que queremos construir? Quais os nossos sonhos e como pretendemos alcançá-los? Se eu pensar sobre as respostas a essas perguntas, logo penso em crianças e natureza, tanto separadamente quanto na relação entre elas, pois as crianças e a natureza são o futuro da humanidade”.

O livro conversa com o clássico "Á Árvore Generosa", de Shell Silverstein. Ela brota do mesmo imaginário onde floresceu a fábula de uma árvore que falava com seu melhor amigo ensinado a ele a generosidade, o desapego e a amizade que nada quer em troca.

Em A Lição das Árvores, Enrico tem sempre uma pergunta pendurada na ponta do pensamento e fala mais do que a boca. Paola, sua colega de classe, não fala, nenhuma palavra, mesmo quando os outros meninos a provocam ou riem dela.

Assim, o menino Enrico conta com a fala do professor Dino, eterno interlocutor da infância, para compreender o que lhe escapa. Recorrendo à natureza, como faziam os antigos filósofos, o professor desperta o olhar do menino para a beleza da diversidade e a riqueza da convivência com o outro, igual ou diferente de nós. Um livro tocante, que encantará adultos e crianças que olham o mundo pelo prisma do respeito à diferença e da amizade como valor absoluto.

Sobre os autores

Roberto Parmeggiani é educador, formado pela Universidade de Bolonha. Trabalha com crianças e pessoas com deficiência, realizando oficinas e animações em escolas. Administra sessões de formação para professores, assistentes sociais, educadores e pais que têm que lidar com deficiencia, em particular, e diversidade. É presidente da Associaçao Centro de Documentaçao Handicap, que abriga a maior biblioteca especializada em temas relacionados a assuntos como deficiência, voluntariado e terceiro setor em geral.

Attilio Palumbo é mestre em Artes, licenciado pela Academia de Belas Artes de Palermo. Ilustrador de obras de literatura infantil e de outros produtos editoriais, realiza oficinas de desenho para crianças e adultos. Formado em restauro pictórico, trabalha também como restaurador e decorador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário