O segmento fashion de roupas Plus Size é cada vez mais valorizado e reconhecido como um mercado em ascensão no Brasil e no mundo e o Fashion Weekend Plus Size - FWPS é um dos marcos do crescimento da moda GG no Brasil. A edição inverno 2013 do evento aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2013, no Auditório Simon Bolívar - Memorial da América Latina, na capital paulista.
Com line up diversificado - de moda íntima a moda noivas passando pelo beachwear, moda casual, jovem e acessórios de couro –, o evento oferece aos lojistas coleções elaboradas especialmente para manequins acima do 44 das marcas: Cachopa Brasil (beachwear e moda fitness); Cátia Ferrari (moda feminina); Cosma (moda casual); Edson Eddel (moda noiva), Korukru (acessórios em couro), Lunender (moda casual), Marri Gattô (moda casual), Melinde (moda jovem casual), Mulher Virtuosa (moda casual) e Sizely Plus (moda íntima). A Atributte Jeans participará apenas do Salão de Negócios.
Em sua sétima edição, o evento, dirigido pela modelo e jornalista Renata Poskus Vaz, contou com Desfiles e Salão de Negócios apresentando os lançamentos para a estação a lojistas de todo o país.
Renata Poskus Vaz, diretora do FWPS, declarou: “A cada edição do evento trazemos novas marcas para a passarela e para o salão de negócios, ampliando as opções de uma moda GG de qualidade e dentro das tendências da moda, com modelagens especiais para mulherões". Nesta edição estreiaram no evento Cosma, Cátia Ferrari, Marri Gattô, Melinde e Mulher Virtuosa, além da Atributte Jeans que participará apenas do Salão de Negócios”. E completou: “O line up contou também com as veteranas Cachopa, Edson Eddel, Lunender e Korukru, evidenciando a força do evento para o segmento como um todo”.
Grifes FWPS Inverno 2013
Cachopa Brasil - Em sua segunda participação no “Fashion Weekend Plus Size”, a Cachopa Brasil, confecção de beachwear de São Bernardo do Campo (SP), lançará na passarela do FWPS a sua linha Fitness. Todos os lançamentos contam com modelagem exclusiva, desenvolvida para valorizar as curvas generosas, garantindo sustentação e extremo conforto. O misticismo da natureza, a exuberância das cores e formas, tudo o que leva a sonhar e desejar estar sempre em contato com a natureza são as principais inspirações da marca. “Produzir roupas que possam ser usadas nestes momentos é como produzir sonhos”, destaca Karin Funicelli, diretora da Cachopa Brasil. As formas são anatômicas, com recortes e detalhes que ajudam a diminuir o volume com a sustentação necessária. Para um inverno tropical como o do Brasil, muitas cores vivas, fortes e cheias de pigmento. São três estampas chaves na coleção: Inspiradas na exuberância dos pássaros, com infinitas combinações de cores; a estampa digital para o tropicalismo – mistura de fauna e flora, utilizando alguns símbolos nacionais como a Arara, além de muito verde e amarelo; e paisagens vistas através de cores intensas. Nos tecidos, a Cachopa Brasil aposta naqueles que envolvam o corpo, trazendo conforto e boas sensações.
Cátia Ferrari – A marca de Campinas (SP) participa pela primeira vez do evento com uma coleção rica em detalhes – como metais dourados - que representam a sofisticação, originalidade e força da personalidade feminina. A coleção traz cores monocromáticas como azul, ton sur ton de terrosos, marrom e camelo. Nas estampas, o animal print continua forte para o inverno, em tons um pouco mais sóbrios. Os looks vão de conjuntos bem trabalhados aos belíssimos vestidos longos e macacões. Na modelagem, os transpasses ajudam a afinar a silhueta, dando movimento às peças sem esquecer o conforto e o bom caimento, valorizando os pontos fortes do corpo feminino. “Acredito cada vez mais no mercado da moda Plus Size, embora o segmento no Brasil ainda não tenha tanta abertura e respeito da indústria da moda como nos países europeus. O FWPS dá um "ponta-pé inicial" para que as confecções revejam seus conceitos quanto ao tamanho da mulher brasileira”, declara a diretora da marca, Cátia Ferrari. Além das coleções específicas, a grife Cátia Ferrari oferece às suas clientes peças com exclusividade em um serviço diferenciado e personalizado. “Minha proposta para este evento é ajudar mais mulheres de forma maior a se vestirem bem, serem felizes e arrasarem por aí’, completa Cátia.
Cosma – Pela primeira vez no Fashion Weekend Plus Size, a Cosma, grife de Americana (SP), apresenta coleção com o tema “Do rústico ao sofisticado, a vontade de ser diferente”. Com modelagens ousadas e amplas, mesclando tons escuros de azuis, roxos e marrons – além do preto - com coral e verde-água, a Cosma utiliza em seus lançamentos tecidos como visco, veludo e viscose. Nas estampas, bichos, florais, geométricos e listras. A peça-chave da coleção é o sobretudo de veludo.
Edson Eddel - Tradicional ateliê de noivas e vestidos de gala localizado em Curitiba (PR), Edson Eddel inova ao apresentar na passarela do FWPS uma coleção inspirada nos anos 50, com muito tecido em alto-relevo, adamascado e jacquard. Para abrilhantar e dar charme ao desfile, a presença da cantora Kelly Militão. Eddel afirma que “participar do FWPS é uma oportunidade de fixar sua marca e mostrar que no estado do Paraná existem ótimos profissionais de moda”.
Korukru - A grife de cintos e acessórios da designer paulistana Lu Oliva levará para a passarela do FWPS uma coleção inspirada nos anos 50 e as tendências da moda na Turquia, exibidas hoje através da novela "Salve Jorge". A Korukru fará um desfile cheio de surpresas: um bebê de apenas oito meses promete encantar a plateia sendo o menor modelo Plus Size do mundo. Para a trilha sonora do desfile, a modelo Sílvia Neves, uma das três modelos mais requisitadas do Brasil surpreenderá o público com a música “The one that I Love”, em parceria com Cleo Motta, vocalista da banda Projeto19 e Johnnas Oliva, do filme “Os 3” e das minisséries “Aline” e “Tal Pai Tal Filho” que vai dividir o microfone. Como novidade para o Fashion Weekend Plus Size, jaquetas de couro que serão usados pelos músicos da banda, assim como as correias do baixo e guitarra. A banda Projeto 19 é "um produto" da marca Korukru. Além dos acessórios produzidos pela Korukru, as roupas usadas pelas modelos durante o desfile são criações em parceria com o Ateliê de Costura Dona Karlota e a marca de roupas By Boor. Na cartela de cores, o forte são o vermelho e os tons terrosos. Os cintos são produzidos em couro com detalhes em metal, tendência confirmada para o inverno, além de franjas e aplicações de pedras nas peças. Outro destaque da coleção é o colete em couro com franjas medindo um metro e a jaqueta, também em couro desfilada por Cleo Motta, com estampa de Elvis Presley tatuada pelos tatuadores Mariana Gomes e Gil Joker. O cinto trançado também é uma novidade para esta edição do FWPS: ele começa bem grosso e depois a trança vai estreitando. O couro utilizado na produção das peças para o desfile foi gentilmente cedido pela Arte Couro Gomes.
Lunender – O desfile da marca catarinense no evento contará com a atriz global Flávia Guedes, a Salete, da novela “Salve Jorge”, no casting e Alle Mello e Walter Lima Jr comandando o set list. Os produtos da Lunender Mais Mulher possuem um estudo de engenharia que busca a valorização do corpo da mulher, alongando a silhueta. Para o Inverno 2013 que será apresentado na passarela do FWPS, a Lunender traz uma coleção cheia de estilo e tendências da moda como paetês, mullets e tecidos diferenciados. Destaque para o blazer com corte estruturado de alfaiataria para modelar as curvas femininas mais generosas, elaborado em tecido nobre, com detalhe de paetês na lapela para deixar o look mais sofisticado. Seguindo a tendência mullet, a blusa elaborada em malha de aspecto nobre reúne conforto e sofisticação, extremamente versátil podendo ser combinada com diversas peças, com decote em V, que valoriza e alonga a silhueta. Para as mais moderninhas, legging com detalhes metálicos, uma peça confortável que pode ser usada em looks tanto para o dia quanto para a noite. Outro destaque da coleção é a blusa com franjas na manga. Inovando para a próxima estação, a Lunender começa a produzir jeans, a pedido de suas consumidoras. Atendendo ao público masculino e feminino da classe C, a coleção de Inverno da Lunender estará nas lojas a partir de março de 2013.
Marri Gattô - Com apenas seis meses no mercado, a marca carioca apresenta no “Fashion Weekend Plus Size” uma coleção cheia de estilo e pronta para atender a uma mulher jovem, no auge de sua vida profissional. O vestido drapeado tomara que caia, a saia longa em viscose e os vestidos com bordados são as peças-chave para a coleção. Nas formas para o inverno 2013 da Marri Gattô, calças slim, vestidos estruturados modelando o corpo e vestidos acinturados, modelagens que valorizam as curvas e as formas da mulher mais cheinha a cartela de cores os tons de vinho, azuis entre piscina e marinho, verdes que variam do clássico ao Chartreuse e rosa rosé e magenta, além das cores tradicionais do inverno como cinza, marrom, preto, off-white e nude. Nas estampas, um inverno florido: flores grandes, românticas pequenas, modernas de cores fortes e vintage (vitoriano) repaginado com ar moderno. Os desenhos geométricos abstratos também marcam presença na coleção. Os materiais destacam tecidos fluidos e esvoaçantes - como cetim e chifon -, viscose maquinetada, sarja com elastano, veludinho cotelê leve, malhas diferenciadas, moletom, couro e lurex.
Melinde - Já experiente no varejo com uma rede de lojas em São Paulo, a Melinde desenvolve produtos de moda com qualidade e design sempre acompanhando as tendências mundiais e as inovações tecnológicas dos tecidos. A marca tem um cuidado especial com a modelagem e com o acabamento, obtendo assim peças exclusivas e com caimento perfeito para o biótipo da mulher brasileira. A história de sucesso da marca teve início em 1982, quando se dedicava à produção atacadista e à venda em grandes feiras de malhas. Com o passar dos anos, o mercado foi se diversificando e a necessidade dos consumidores mudando. Buscando atingir um segmento mais específico, a Melinde passou a dedicar-se exclusivamente à produção de moda tamanho GG, deixando para trás o atacado e focando sua produção no comércio varejista. Agora a Melinde está se recolocando no mercado de atacado e conta com o FWPS para fixar ainda mais sua marca no setor. Conta hoje com seis lojas físicas e uma loja virtual, além da fábrica e das diversas oficinas terceirizadas onde as peças são desenvolvidas com toda a dedicação e cuidados necessários para que o produto final chegue impecável ao consumidor.
Mulher Virtuosa – A grife carioca que atua no mercado há dois anos e possui duas lojas no Rio de Janeiro, desenvolve peças até o manequim 60. Estreia no evento apresentando a coleção inverno 2013 que destaca vestidos como o modelo Chanel com meia-manga e estampa de onça, leggings, twin-sets, blusas, tubinhos e conjuntos de calça e jaqueta em jacquard. Os tecidos são sofisticados, como a seda.
Sizély Plus – Em sua terceira participação no FWPS, a Sizély Plus apresenta a coleção “Celebration”, desenvolvida em comemoração aos 20 anos da empresa e que enaltece a importância dos momentos especiais da vida. O destaque da coleção são os soutiens Inteligence Size estruturados com alças estofadas e tamanhos diferenciados no busto – Copas ABCD - e no corpo, se adequam melhor ao biótipo de cada mulher. Outra novidade é o soutien tomara que caia nas copas B (48 ao 56) e C (48 ao 52). Os materiais e modelagens são escolhidos cuidadosamente com detalhes e acabamentos exclusivos para acompanhar as mulheres em suas celebrações. O diretor da marca, Sidnei Antônio Simionato, declara: “O FWPS é um evento focado, que serve de propulsão para as marcas que querem ser conhecidas e desejadas no mercado”.
Attribute Jeans – A marca participará apenas do Salão de Negócios apresentando 30 modelos que valorizam a mulher GG. A grife paulistana está no mercado há cinco anos e a inspiração para entrar no segmento Plus Size veio da capa de uma revista que trazia o título: “Eu não visto 38. E daí?”. Como explica Edson Bianco, diretor da grife, isto é quase um manifesto e era o que buscávamos: alegria e determinação. Tudo ali, em uma frase. E completa: “Paramos de fazer moda para esconder e começamos a fazer moda para quem quer se mostrar”.
Salão de Negócios
O FWPS Inverno 2013 contou com um Salão de Negócios no qual os lojistas convidados para o desfile puderam conhecer, em primeira mão, os lançamentos das grifes que participaram do desfile para o inverno 2013 e fazer pedidos. A diretora do FWPS, Renata Poskus Vaz, declarou: “A realização do Salão de Negócios consolida o evento como ponto de encontro entre confeccionistas e lojistas. Graças ao evento, muitos lojistas, de diversas regiões do país, hoje vendem produtos diversificados, que até então não eram conhecidos pelos consumidores regionais.”
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