quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bonecos animados e oficinas de artes marcam XXIV Festival de Teatro Infantil do RibeirãoShopping



Evento gratuito dedicado às crianças acontece de 12 a 16 de outubro com espetáculos e intervenções da premiada Cia. Truks


A mais tradicional programação infantil de Ribeirão Preto e região chega à sua 24ª edição com novidades. Este ano o Festival de Teatro Infantil do RibeirãoShopping traz como atração a Cia. Truks – Teatro de Bonecos, grupo que trabalha com a técnica de animação de bonecos inspirada na centenária arte japonesa do “Bunraku”, em que atores animam simultaneamente um mesmo boneco conferindo-lhe movimentos precisos.

Com início no Dia das Crianças, o calendário do evento traz espetáculos e oficinas que ensinam como construir bonecos a partir de materiais recicláveis. “Além de envolver o público com uma maneira diferente de contar histórias conhecida como “Teatro dos Objetos”, os artistas irão interagir com a garotada mostrando como usar a criatividade para construir personagens e histórias”, afirma o gerente de marketing do RibeirãoShopping Marcos Botelho.

Cada espetáculo contará com duas apresentações diárias: uma às 16h e outra às 19h. No domingo, dia 12, as crianças poderão assistir à peça “Zôo – Ilógico”, que conta as travessuras de dois amigos que decidem fazer um piquenique no zoológico e que, ao se deparar com as portas do local fechadas, resolvem “criar” um zoológico particular, com bichos feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos.

A segunda-feira (13/10) traz “Sonhatório”, história que se passa no Sanatório Boa Cabeça, onde três supostos loucos partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas.

Na terça-feira (14/10), o destaque é “O senhor dos sonhos”, espetáculo que conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador. Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações.

Em “Cidade Azul”, atração da quarta-feira (15/10), o personagem é um menino de rua que acorda, a cada nova manhã, sobre os papelões ou sob os jornais da rua, para mais um dia solitário e de verdadeira aventura. Mas eis que no amanhecer de um dia especial cai sobre sua cabeça uma enorme bola de brinquedo, azul, é claro, trazendo atrás sua aflita dona perdida. Juntos eles viverão situações divertidas e muito poéticas.

Encerando o festival, na quinta-feira (16/10), será a vez de “A Bruxinha”, peça que leva aos palcos a consagrada personagem criada por Eva Furnari na década de 80 e que, desde então, vem encantando gerações. O espetáculo é o próprio Show da Bruxinha, em que a personagem se diverte inventando mágicas e conhecendo novos amigos, até que é interrompida pela chegada de um monstro muito desajeitado, que deseja "testar" a varinha de condão da Bruxinha.

Interação

As oficinas também acontecem diariamente e terão início sempre uma hora antes de cada sessão – às 15h e às 18h. Nos dias 12 e 13, o tema será “Construção e animação de bonecos de sucata”, em que as crianças serão estimuladas pelos orientadores a construir suas "criaturas" a partir do uso de materiais variados, resgatando a importância do aproveitamento criativo dos materiais.

Já nos dias 14, 15 e 16, as oficinas serão sobre “Construção e animação de bonecos de jornal”, atividade em que a garotada desenvolverá habilidades de modelagem e colagem de jornais velhos. Após criar os personagens, os participantes poderão escolher os nomes e as características do boneco criado, podendo iniciar sua própria contação de história.

A programação do Festival de Teatro Infantil terá ainda apresentações de Diarkan Júnior, que promete cativar adultos e crianças com seus números de mágica e ilusionismo. As intervenções do artista acontecerão sempre meia hora antes do inicio de cada espetáculo.

O XXIV Festival de Teatro Infantil do RibeirãoShopping é realizado em parceria com a Anísio Visual, Difusora FM, Planeta Imaginário e Glitz Mania salão de beleza infantil.

Serviço:

XXIV Festival de Teatro Infantil do RibeirãoShopping
Quando: De 12 a 16 de outubro
Horários: Oficinas: às 15h e 18h; Shows de mágica: às 15h30 e às 18h30; espetáculos: às 16h e às 19h
Local: Praça de Eventos do RibeirãoShopping
Programação:
12/10 – “Zôo – Ilógico”
13/10 – “Sonhatório”
14/10 – “O senhor dos sonhos”
15/10 – “Cidade Azul”
16/10 – “A Bruxinha”
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário