sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Londres supera Nova York como capital global da moda; São Paulo é a sétima


Reuters
Londres desbancou Nova York como a capital mundial da moda pelo segundo ano consecutivo, segundo um ranking divulgado.
A lista, que monitora o interesse que os eventos de cada cidade despertam na internet e na imprensa tradicional, tem Paris, Barcelona e Madri completando as cinco primeiras colocações. São Paulo aparece em 7º lugar e o Rio de Janeiro em 17º. Confira a lista completa aqui.
Paul Payack, presidente da Global Language Monitor (GLM), que compila os resultados anuais, disse que a fama da duquesa Kate Middleton e da Olimpíada de 2012 ajudaram Londres a manter o título.
“Kate Middleton, esposa do príncipe William, provou ser incrivelmente impactante para a marca da moda britânica”, disse Payack, acrescentando que uma recente pesquisa mostrou que ela influenciou milhões de libras em vendas neste ano. “A segunda coisa é o fato de a Olimpíada ter sido no Reino Unido.”

Londres e Nova York disputam acirradamente o topo do ranking desde o início da sua elaboração, há nove anos. Paris ficou em terceiro lugar no geral, mas foi a número 1º em alta costura, ao passo que a Espanha, apesar da crise econômica, confirmou sua boa fase na moda, emplacando duas cidades no “top five”.
São Paulo é a capital latino-americana do setor, segundo o ranking, e a sétima principal do mundo. Hong Kong caiu seis posições no ano e ficou em 12o, melhor posição na Ásia. Johanesburgo, em 18o, é a única representante africana, e Dubai, em 28o, tem a moda mais forte do Oriente Médio. A lista deste ano tem alguns estreantes, como Vancouver (31o lugar), Seul (34o) e São Petersburgo (51o).
Milão, eterna referência da moda, caiu de quarto para oitavo lugar, o que Payack disse não ser tão ruim em vista da intensa concorrência. Há alguns anos, a cidade italiana ficou em primeiro lugar.
A GMC faz o ranking com base em centenas de milhares de sites, blogs e outros meios, incluindo 175 mil veículos de comunicação impressões e eletrônicos. “Buscamos tudo que é possível na web. Tentamos ser o mais inclusivos possível.”

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